Quando é possível descobrir o sexo do bebê?
Ficar grávida é sempre um misto de emoções e a curiosidade para saber o sexo do bebê vai vir em breve, o que é completamente normal. O período exato para descobrir o sexo do bebê varia dependendo do método que você utilizar.
A partir de oito semanas é possível fazer o exame de sexagem fetal.
Esse exame é feito por meio da coleta de sangue, reconhecendo a presença ou não do cromossomo Y (menino) ou X (menina).
A partir de dez semanas é possível fazer o teste de urina. Semelhante ao teste de gravidez, você utiliza a primeira urina do dia, se ficar verde o bebê será um menino e se ficar laranja, uma menina. Seu índice de acerto é de aproximadamente 80%.
Com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital
O tubérculo genital é a estrutura que originará o pênis/clitóris. A posição do tubérculo nas meninas é horizontal (paralelo à coluna), já nos meninos é vertical (perpendicular à coluna).
Como funciona o ultrassom ou ecografia?
Ondas de som em alta frequência são emitidas para dentro do útero. Através delas é feita uma leitura do bebê, mostrando seus movimentos e batimentos cardíacos.
A partir de 16 semanas você poderá saber o sexo do bebê pela ultrassonografia, pois já é possível diferenciar o órgão sexual masculino e feminino.
E a ultrassonografia morfológica?
A ultrassonografia morfológica visualiza a anatomia do bebê detalhadamente. Por meio dela, mais de 80% das malformações podem ser detectadas. Esse ultrassom é indicado entre a 20º e a 24º semana, aqui será possível saber o sexo do bebê com mais chances de acerto do que com a ultrassonografia comum.
Toda grávida consegue saber o sexo do bebê?
Não! Além do tamanho e da posição do bebê no momento do exame, existem outros fatores que atrapalham o reconhecimento do sexo, como obesidade materna, cirurgias abdominais prévias, posição uterina, posição fetal e até mesmo a qualidade do aparelho utilizado para fazer o exame.
O ultrassom pode machucar o bebê?
Não! A forma como o exame é feito não envolve riscos para a mãe ou o bebê, contrário do raio-x, que pode trazer malefícios ao neném por conta da radiação.
É possível saber se é menino ou menina apenas pelo formato da barriga?
Não! Isso é apenas uma superstição – diziam que a barriga pontuda seria um menino e a redonda seria menina –, mas não há provas científicas que comprovem esta teoria.