Segunda Semana de gravidez

Principais sinais de gravidez com duas semanas

Algumas mamães já conseguem sentir alguns sinais, mesmo que sutis, já no início da gestação.
A primeira semana pode não trazer muitos sinais para boa parte das mulheres, mas a segunda semana já é mais reveladora, trazendo alguns sinais mais aparentes.

Estudos mostram que por volta de 6 a 12 dias após a fecundação o óvulo se prende à parede interna do útero.

O que ocorre com duas semanas de gestação?

Com duas semanas de gestação, acontece a ovulação e a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. O embrião formado migra das trompas para o útero, que sofrerá mudanças para recebê-lo.

As células-tronco criadas a partir da fecundação começam a se multiplicar depressa, formando os tecidos e órgãos do bebê que está por vir.

Assim, começa a se formar a placenta, que garantirá as melhores condições para o feto se desenvolver.

Quando fazer o teste de gravidez?

O teste de gravidez comprado na farmácia pode ser feito já no primeiro dia de atraso menstrual. Porém, é possível que, principalmente no início, ele apresente um falso negativo.

Sendo assim, é recomendado realizar o teste uma semana após o atraso menstrual. Se mesmo com o negativo a menstruação continuar atrasada, ou você tiver qualquer outro sinal, é indicado realizar o exame de sangue.

Com 15 dias de gestação, os hormônios estão trabalhando arduamente no corpo da mulher, ou seja, provavelmente atuarão em alta e baixa no humor.

Apesar das grandes mudanças, talvez a mulher não as note, pois podem ser sutis, como cólicas (acontecem por conta do aumento no tamanho do útero e de vascularização para nutrir o feto), alterações no olfato e no paladar (devido ao aumento das mucosas por ação hormonal) e aumento de gases.

Geralmente os sinais são confundidos com a tensão pré-menstrual (TPM). Outros indícios que podem ocorrer são sangramentos, isso acontece porque algumas veias podem acabar se rompendo por conta da fecundação e adaptação do útero.

Inchaço na barriga (e sensibilidade) pela expansão da musculatura do útero para acomodar o futuro bebê.

Como calcular a idade gestacional?

Geralmente as mulheres com menstruação regular têm a gravidez datada a partir do primeiro dia do fluxo menstrual, mas o indicado é fazer uma ecografia obstétrica, o ultrassom.

Qual o tamanho do bebê com duas semanas de gestação?

Com 15 dias, o futuro bebê ainda é um embrião, apresenta tubo neural que formará sua medula espinhal e seu cérebro. Por volta do décimo dia da gestação o embrião (no útero) começa a receber os nutrientes através da placenta. É durante há segunda semana que o embrião é envolvido pelo sistema circulatório da mãe, desenvolvendo a placenta.

O que fazer se o teste de gravidez der negativo?

Caso o seu teste tenha dado negativo, mas você continuar suspeitando da gravidez, é recomendado esperar uma semana para tentar mais uma vez.

Os sinais de gravidez já podem dizer se o bebê será menino ou menina?

Não. O sexo do bebê pode ser descoberto apenas por meio de sexagem fetal, (com oito semanas) ou ultrassom (por volta de 16 semanas).

Como está se sentindo nessa segunda semana? Já tem algum sintoma te incomodando? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn