18 semanas de gestação e os movimentos do bebê!

Chegou a 18° semana de gravidez e agora o bebê tem o tamanho de uma batata doce!As 18 semanas marcam o meio do segundo trimestre da gestação. Agora é hora de redobrar os cuidados das últimas semanas para você e o bebê ficarem bem e saudáveis.

Desenvolvimento do bebê

O ouvido já está bem desenvolvido, permitindo que escute os batimentos cardíacos da mãe. O bebê já consegue ouvir sons de fora da barriga e ele pode responder a esses sons com movimentos que a mamãe começará a perceber.

Seu sistema nervoso segue se desenvolvendo, formando uma camada externa de proteção nas células nervosas – mielina –, permitindo uma melhor comunicação entre as células do corpo e o cérebro.

Nesta fase, o bebê engole líquido amniótico, que faz o seu caminho através do estômago e intestinos. Esse fluido se combina com as células mortas e as secreções no intestino para formar o mecônio – substância preta e grossa que você verá durante a primeira troca de fraldas.

Caso ainda não saiba o sexo do bebê, essa semana é propícia para isso! Se for menina, o útero e as trompas já estão formados. Mas se for menino, o genital pode ser vistos com mais nitidez.

O peito do bebê sobe e desce, inalando e exalando o líquido amniótico enquanto treina os reflexos respiratórios e fortalece os pulmões.

Durante essa fase o bebê dorme em média 20 horas diárias, distribuídas de forma irregular e quando está acordado, usa o tempo para se mexer, agarrar – se ao cordão umbilical ou brincar com as mãos e pés.

Sintomas da mamãe

Na 18ª semana o útero está do tamanho de um melão, osseios e a barriga estão crescendo ficando aparentes, essa é uma boa hora para ir às compras e renovar o guarda roupas!

Durante essa semana é possível sentir tonturas. O coração está trabalhando até 50% a mais do que antes e combinado com a pressão do útero em crescimento, pode deixar a mamãe mais cansada e sem energia. Além disso, há os baixos níveis de açúcar no sangue que também podem causar tontura.

Procurar descansar, deitar de lado ou comer uma fruta quando acontecer ajuda a mamãe.

Lembrando sempre que, os sintomas, devem ser repassados aos profissionais que estão acompanhando a gravidez.

Já descobriu o sexo do bebê? Já está sentindo seus movimentos? Conte para nós em nossas redes sócias!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn