18 semanas de gestação e os movimentos do bebê!

Chegou a 18° semana de gravidez e agora o bebê tem o tamanho de uma batata doce!As 18 semanas marcam o meio do segundo trimestre da gestação. Agora é hora de redobrar os cuidados das últimas semanas para você e o bebê ficarem bem e saudáveis.

Desenvolvimento do bebê

O ouvido já está bem desenvolvido, permitindo que escute os batimentos cardíacos da mãe. O bebê já consegue ouvir sons de fora da barriga e ele pode responder a esses sons com movimentos que a mamãe começará a perceber.

Seu sistema nervoso segue se desenvolvendo, formando uma camada externa de proteção nas células nervosas – mielina –, permitindo uma melhor comunicação entre as células do corpo e o cérebro.

Nesta fase, o bebê engole líquido amniótico, que faz o seu caminho através do estômago e intestinos. Esse fluido se combina com as células mortas e as secreções no intestino para formar o mecônio – substância preta e grossa que você verá durante a primeira troca de fraldas.

Caso ainda não saiba o sexo do bebê, essa semana é propícia para isso! Se for menina, o útero e as trompas já estão formados. Mas se for menino, o genital pode ser vistos com mais nitidez.

O peito do bebê sobe e desce, inalando e exalando o líquido amniótico enquanto treina os reflexos respiratórios e fortalece os pulmões.

Durante essa fase o bebê dorme em média 20 horas diárias, distribuídas de forma irregular e quando está acordado, usa o tempo para se mexer, agarrar – se ao cordão umbilical ou brincar com as mãos e pés.

Sintomas da mamãe

Na 18ª semana o útero está do tamanho de um melão, osseios e a barriga estão crescendo ficando aparentes, essa é uma boa hora para ir às compras e renovar o guarda roupas!

Durante essa semana é possível sentir tonturas. O coração está trabalhando até 50% a mais do que antes e combinado com a pressão do útero em crescimento, pode deixar a mamãe mais cansada e sem energia. Além disso, há os baixos níveis de açúcar no sangue que também podem causar tontura.

Procurar descansar, deitar de lado ou comer uma fruta quando acontecer ajuda a mamãe.

Lembrando sempre que, os sintomas, devem ser repassados aos profissionais que estão acompanhando a gravidez.

Já descobriu o sexo do bebê? Já está sentindo seus movimentos? Conte para nós em nossas redes sócias!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn