Parto: e se o bebê não encaixar?

Chegamos ao parto, à ansiedade aumenta… A vontade de ver o rostinho, pegar no colo e sentir o cheirinho são cada vez maiores e a dúvida passa a fazer parte do dia a dia:

Mas se não encaixar? Existe risco? O que fazer?

Geralmente, o encaixe do bebê na pelve costuma acontecer na 36° semana. Porém, há a probabilidade de ser mais tarde ou mesmo durante o trabalho de parto.

Essa posição de “cabeça pra baixo” é chamada de “posição cefálica”. A partir da semana 28 existe grande possibilidade do bebê já estar na posição cefálica, o que não significa que está na hora do parto.

Um dos sinais, mais básicos que indicam o encaixe, é a melhora na respiração e na azia. Apesar do alívio, as caminhadas podem se tornar mais desafiadoras e lentas. O que é totalmente normal.

A bexiga fica mais comprimida e isso faz com que a mamãe diminua a capacidade de armazenar da urina, o que resultará em mais idas ao banheiro.

E se não estiver encaixado?

Alguns bebês simplesmente não encaixam e isso também é normal. Porém, até o momento do trabalho de parto é possível que ele encontre o caminho e fique cefálico.

Casos com alguma disfunção gestacional, também podem levar o bebê a não encaixar. Porem, o médico saberá como conduzir nesses casos.

E caso o bebê não encaixe ou haja alguma complicação que coloque em risco a vida do bebê da mamãe, o médico poderá indicar a Cesárea como opção de parto.

Existem exercícios ou atividades que ajudam os bebês a virarem e ficarem na posição cefálica. Procure seu médico, ele te ajudará a encontrar o melhor caminho para que o bebê encontre o caminho naturalmente.

Estimular o bebê a girar e encaixar na posição é crucial para que o parto seja normal.

Lembrando que não há posição certa ou errada para o nascimento do bebê. Existem apenas posições que complicam o tipo do parto.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn