Quando é possivel descobrir o sexo do bebe?

Quando é possível descobrir o sexo do bebê?

Ficar grávida é sempre um misto de emoções e a curiosidade para saber o sexo do bebê vai vir em breve, o que é completamente normal. O período exato para descobrir o sexo do bebê varia dependendo do método que você utilizar.

A partir de oito semanas é possível fazer o exame de sexagem fetal.

Esse exame é feito por meio da coleta de sangue, reconhecendo a presença ou não do cromossomo Y (menino) ou X (menina).

A partir de dez semanas é possível fazer o teste de urina. Semelhante ao teste de gravidez, você utiliza a primeira urina do dia, se ficar verde o bebê será um menino e se ficar laranja, uma menina. Seu índice de acerto é de aproximadamente 80%.

Com 13 semanas é possível identificar a posição do tubérculo genital

O tubérculo genital é a estrutura que originará o pênis/clitóris. A posição do tubérculo nas meninas é horizontal (paralelo à coluna), já nos meninos é vertical (perpendicular à coluna).

Como funciona o ultrassom ou ecografia?

Ondas de som em alta frequência são emitidas para dentro do útero. Através delas é feita uma leitura do bebê, mostrando seus movimentos e batimentos cardíacos.

A partir de 16 semanas você poderá saber o sexo do bebê pela ultrassonografia, pois já é possível diferenciar o órgão sexual masculino e feminino.

E a ultrassonografia morfológica?

A ultrassonografia morfológica visualiza a anatomia do bebê detalhadamente. Por meio dela, mais de 80% das malformações podem ser detectadas. Esse ultrassom é indicado entre a 20º e a 24º semana, aqui será possível saber o sexo do bebê com mais chances de acerto do que com a ultrassonografia comum.

Toda grávida consegue saber o sexo do bebê?

Não! Além do tamanho e da posição do bebê no momento do exame, existem outros fatores que atrapalham o reconhecimento do sexo, como obesidade materna, cirurgias abdominais prévias, posição uterina, posição fetal e até mesmo a qualidade do aparelho utilizado para fazer o exame.

O ultrassom pode machucar o bebê?

Não!  A forma como o exame é feito não envolve riscos para a mãe ou o bebê, contrário do raio-x, que pode trazer malefícios ao neném por conta da radiação.

É possível saber se é menino ou menina apenas pelo formato da barriga?

Não! Isso é apenas uma superstição – diziam que a barriga pontuda seria um menino e a redonda seria menina –, mas não há provas científicas que comprovem esta teoria.

Você já fez algum dos testes citados? Conte para nós aqui embaixo!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn