Cada trimestre da gestação

As principais características dos trimestres na gestação

Você sabia que as 42 semanas de gestação são divididas em três trimestres?

Cada semana é marcada por algo importante no desenvolvimento do bebê e no corpo da mãe. Essa divisão ajuda a mamãe a entender as principais alterações pelas quais o seu corpo passará, além de acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Primeiro trimestre

O primeiro trimestre é o período da gravidez entendido entre o primeiro dia da menstruação atrasada e a 14ª semana de gestação. Grande parte dos sintomas no início se dão por conta da grande produção hormonal, incluindo enjoos e vômitos, azia e salivação excessiva.

O intestino passa a funcionar mais devagar, então pode surgir uma sensação de má-digestão e gases.

Como o útero cresce rapidamente, dobrando com oito semanas e triplicando com dez, é comum surgirem cólicas. A bexiga passa a ser comprimida, resultando em mais idas ao banheiro.

Segundo Trimestre

Chegou o momento de confirmar o sexo do bebê pelo ultrassom, geralmente por volta de 13 a 14 semanas. No segundo semestre também é feito a ultrassonografia morfológica, realizada entre 20 e 24 semanas. Esse exame é importante porque busca malformações do bebê e mede o tamanho do colo uterino.

Teste de glicose deve ser feito para diagnosticar diabetes gestacional ou intolerância à glicose. Hemograma e exame de urina devem ser repetidos.

No segundo trimestre, o bebê evolui rapidamente e agora ele já está praticamente todo formado. Ele já se movimentava desde oito semanas. Mas a mamãe percebe seus movimentos apenas por volta de 18 semanas. Antes desse período, o bebê ainda é muito pequeno e leve, além de ter muito líquido amniótico ao seu redor, amortecendo seus movimentos e impedindo que a mamãe sinta ele se mexer.

Terceiro semestre

O terceiro trimestre abrange o período final: entre 28 semanas e 42 semanas. Aqui o bebê ganha peso bem rápido, alcançando os últimos quilos.

Com o aumento de peso do bebê, bexiga da mãe passa a ser pressionada, aumentando a frequência de idas ao banheiro. O intestino é comprimido, a circulação fica mais lenta, o que pode provocar inchaço nas pernas.

No último mês o bebê se mexe menos e fica pronto para nascer. Com exercícios específicos ele pode se posicionar direitinho, enquanto a mamãe aprende técnicas de respiração e posições que poderão facilitar no nascimento.

Em qual trimestre você se encontra? Como está sendo esse período para você? Conte para nós!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn