Sintomas e Cuidados - 10 semanas de gravidez

10 semanas de gravidez: principais sintomas e cuidados

Chegamos à décima semana de gestação, terceiro mês! Agora o bebê tem o tamanho de uma ameixa, mede 3,5cm de comprimento em tem 4g aproximadamente.  O que era um embrião agora pode ser chamado de feto!

Desenvolvimento do bebê e da mamãe

Nessa semana o desenvolvimento do bebê é definido pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos. O bebê consegue flexionar os braços!

Os dentes de leite estão em formação dentro da gengiva e o maxilar e os músculos do rosto começam a progredir. Nessa fase que as unhas e os fios de cabelo, também, começam a surgir! Seu coração já está formado e batendo de duas a três vezes mais rápido do que o da mamãe.

Na décima semana, o útero começa a crescer, deixando a barriga levemente arredondada e a cintura mais larga, a mulher poderá sentir incômodo na pelve por conta dos hormônios.

 Sintomas na décima semana de gestação

Os hormônios podem trazer rápida variação emocional, indo da felicidade à tristeza facilmente.

A mamãe pode continuar sentindo sono e esgotamento físico, além de dor nas costas, causada pelo crescimento do bebê. É essencial que descanse bastante, mantendo uma dieta balanceada, além de hidratação constante.

Cuidados com a alimentação

Aposte em alimentos ricos em fibras, pois o organismo pode dar sinais de preguiça.  Outro ponto importante é: com o desenvolvimento dos dentes do bebê a vitamina D é um nutriente que deve – se ter atenção, isso evitará que futuramente o pequeno ou a pequena possa ter cáries.

Manter uma a ingestão de liquido ajuda a manter os rins e bexiga trabalhando saudavelmente.

Agora que você chegou a três meses de gestação, como está se sentindo? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn