14 Semanas de Gestação

Desenvolvimento do bebê com 14 semanas de gestação

Chegamos a 14° semana de gestação! Agora os riscos de aborto espontâneo são bem baixos, você e o bebê estão mais seguros. O bebê está com o tamanho de um pêssego, começando a tomar forma e tendo seus órgãos todos estruturados.

 Desenvolvimento do bebê

Com 14 semanas o bebê começa a franzir os lábios, virar a cabeça e até mesmo a fazer caretas e enrugar a testa! Agora os olhos e as orelhas se moveram para o lugar certo, as unhas continuam crescendo, já possui impressões digitais, os pelos começam a aparecer no corpo, à sobrancelha e os cabelos também estão se desenvolvendo.

O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais já estão prontos para o primeiro choro quando o bebê nascer! O sistema nervoso central do bebê já possui os seus componentes essenciais e as ligações entre células nervosas individuais ficam mais organizadas.

Translucência Nucal

O exame de Translucência Nucal é feito para identificar se há o risco do bebê desenvolver algum tipo de anomalia cromossômica, malformações fetais e síndromes genéticas.

A região da nuca do feto pode acumular fluídos em excesso e é esse acumulo que faz a identificação.

Desenvolvimento do corpo da mãe

O útero não para de crescer, a cintura vai ficando menos definida e a barriga mais aparente. É possível o ganho de peso, mas isso pode variar de mamãe para mamãe.

Os seios também continuam a crescer e você poderá notar uma mudança gradativa nas aréolas, há o aumento do diâmetro e na pigmentação.

A disposição irá melhorar. O cansaço do início vai diminuindo e é um ótimo momento para pensar em começar a se exercitar, caso não tenha começado ainda!

Como você está se sentindo nessa semana? Os sintomas estão mudando? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn