14 Semanas de Gestação

Desenvolvimento do bebê com 14 semanas de gestação

Chegamos a 14° semana de gestação! Agora os riscos de aborto espontâneo são bem baixos, você e o bebê estão mais seguros. O bebê está com o tamanho de um pêssego, começando a tomar forma e tendo seus órgãos todos estruturados.

 Desenvolvimento do bebê

Com 14 semanas o bebê começa a franzir os lábios, virar a cabeça e até mesmo a fazer caretas e enrugar a testa! Agora os olhos e as orelhas se moveram para o lugar certo, as unhas continuam crescendo, já possui impressões digitais, os pelos começam a aparecer no corpo, à sobrancelha e os cabelos também estão se desenvolvendo.

O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais já estão prontos para o primeiro choro quando o bebê nascer! O sistema nervoso central do bebê já possui os seus componentes essenciais e as ligações entre células nervosas individuais ficam mais organizadas.

Translucência Nucal

O exame de Translucência Nucal é feito para identificar se há o risco do bebê desenvolver algum tipo de anomalia cromossômica, malformações fetais e síndromes genéticas.

A região da nuca do feto pode acumular fluídos em excesso e é esse acumulo que faz a identificação.

Desenvolvimento do corpo da mãe

O útero não para de crescer, a cintura vai ficando menos definida e a barriga mais aparente. É possível o ganho de peso, mas isso pode variar de mamãe para mamãe.

Os seios também continuam a crescer e você poderá notar uma mudança gradativa nas aréolas, há o aumento do diâmetro e na pigmentação.

A disposição irá melhorar. O cansaço do início vai diminuindo e é um ótimo momento para pensar em começar a se exercitar, caso não tenha começado ainda!

Como você está se sentindo nessa semana? Os sintomas estão mudando? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn