20 Semanas - Formação do Bebê

Como está a formação do bebê com 20 semanas de gravidez?

Você chegou à metade da gestação e agora seu bebê tem o tamanho de um pimentão!

Bem vinda ao quinto mês de gravidez! É provável que já note os pontapés dele, além de já conseguir saber pelo ultrassom, se é menino ou menina.

A partir de agora, o peso do bebê pode aumentar mais de dez vezes, e pode crescer até o dobro do tamanho que mede neste momento!

Desenvolvimento do bebê na 20° semana

Agora o bebê já não fica somente encolhido no útero. Ele consegue esticar seus braços e pernas, sentar-se de pernas cruzadas, brincar com o cordão umbilical e até dar uma cambalhota vez ou outra.

Nesta semana os órgãos terminam de se formar, basicamente continuando os seus processos de amadurecimento. A semana que antecedeu o amadurecimento cerebral permitiu desenvolver percepções sensoriais que serão aperfeiçoadas.

Os pulmões ainda não funcionam, mas o bebê já treina alguns movimentos com o diafragma, abrindo voluntariamente a boca!

O bebê consegue usar todos os seus sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão. Os olhos, apesar de fechados, reagem à luz. E embora os barulhos externos fiquem abafados, o bebê sabe diferenciá-los.

O bebê já te ouve e será capaz de lembrar o som da sua voz depois do nascimento.  É provável também, que o bebê reconheça as músicas que ouviu quando estava na barriga.

Desenvolvimento da mãe na 20° semana

Com o útero até três vezes maior em relação à antes da gravidez, sua barriga se torna mais evidente. A partir de agora, o bebê crescerá, em média, 1 cm por semana.

Como pode haver predisposição ao desenvolvimento de estrias à partir de agora, é possível prevenir – se usando hidratantes ou óleos corporais específicos.

Sintomas da mamãe

Com o aumento dos movimentos do bebê, alguns sintomas são bem comuns entre as mamães durante essa semana:

  • Cólicas ou dores fracas nas costelas apareçam por conta dos pequenos chutes e socos, além do constante aumento do útero.
  • Pés e pernas mais inchados no fim do dia. Uma dica valiosa é fazer pequenos repousos ao longo do dia. Outra dica é colocar as pernas para o alto, melhorando a circulação.
  • Infecção urinária, pode se tornar ainda mais frequente. Por isso, beba bastante líquido, evite segurar o xixi, mantenha uma boa higiene vaginal, evite usar sabonetes íntimos e calcinhas de tecido sintético.

Cuidados com a saúde

Na 20ª semana de gestação, chega o momento do ultrassom morfológico. Ele analisa a anatomia do bebê, medindo o tamanho dos ossos e órgãos. O exame pode diagnosticar até 90% das malformações.

Os cuidados incluem o acompanhamento periódico dos profissionais envolvidos.

Como você está nessa semana? Já sabe o sexo do bebê? Conte para nós em nossas redes sociais!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn