23 Semanas de Gravidez

23° semana de gestação

No momento sua medida é de aproximadamente 30 centímetros, pesando em torno de 500 gramas. Essas medidas mudarão a cada semana já que agora o foco será seu crescimento.

 Desenvolvimento do bebê

Nesta fase seu pâncreas começa a produzir insulina e o intestino começa a realizar os primeiros movimentos peristálticos – essenciais para a digestão dos alimentos.

O esqueleto que era formado por cartilagem está se transformando em tecido ósseo, ou seja, seus ossos estão ficando mais fortes.

Por conta dos vasos sanguíneos, a pele já possui uma cor mais rosada, independente de sua etnia.

Os pulmões ainda estão se desenvolvendo, especialmente os vasos sanguíneos que serão responsáveis pelas trocas gasosas nos pulmões após o nascimento.

Agora seu bebê está ouvindo bem, então procure falar com ele – o papai também. Além disso, coloque música!

 Sintomas da 23° semana de gestação

Você pode continuar sentindo dor pélvica, inchaço nas pernas ou nos pés, além de contrações ou cãibras nas pernas. Também pode ocorrer dor nas costelas à medida que o tórax se expande para acomodar o bebê que está crescendo, um pouco de falta de ar pode acontecer, pois o aumento do útero pode pressionar os pulmões.

Seu centro de equilíbrio também está mudando! Com a barriga aumentando, a tendência é que você tenha mais dificuldade para sustentá-la.

A sede pode aumentar! Isto acontece porque o metabolismo está mais acelerado. Então a dica é: Ande sempre com uma garrafinha de água.

A azia também é mais frequente já que o crescimento do bebê empurra o seu estômago e o esôfago. Ter uma alimentação leve e saudável faz toda a diferença.

Talvez você comece a sentir contrações de treinamento, mas calma, é apenas o corpo se preparando para o momento do parto. Porém, recomendamos que você tire todas as dúvidas dos sintomas com o seu médico.

Mudanças no corpo da mamãe

O umbigo fica mais aparente, mas ele volta ao normal após o parto!  Seus seios podem ficar um pouco maiores, assim, você deve se sentir mais confortável com tops e sutiãs com maior sustentação.

Seu peso deve ter aumentado cerca de 4 a 6 quilos, dependendo da predisposição genética e alimentação.

Como você está se sentindo nesse momento? Conte para nós nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn