Hora de preparar o quarto do bebê

Hora de preparar o quarto para o bebê

Os nove meses de gestação são, geralmente, rodeados de muita ansiedade. Um dos momentos que mais causam essa euforia é quando chega a hora de montar o enxoval do bebê, especialmente na hora de preparar a decoração do quartinho.

Arrumar tudo com antecedência é muito importante. Reformas, instalações e pinturas geram poeira e cheiros fortes. Quando tudo estiver pronto, faça uma boa limpeza.

Berço

O móvel mais importante do quarto é o berço e com ele a segurança, o aconchego e o bem estar do bebê.

Portanto, estar atento a alguns detalhes é fundamental para adaptação e tranquilidade da criança. Temos um conteúdo exclusivo e completo sobre esse tema! (CTA “conteúdo exclusivo e completo sobre esse tema” – link para ebook berço)

É recomendado que as grades do berço tenham uma distância de 4,5 a 6 centímetros umas das outras, além de possuírem, minimamente, 60 centímetros de altura (para o bebê não pular ou cair do berço).

No caso de berços coloridos, certifique-se que a pintura tenha sido feita com tinta atóxica, para não causar alergias. Caso venha com rodinhas, verifique o funcionamento das travas, pois o berço pode ceder e andar.

É importante que a posição do berçinho seja longe de mesas, móveis, janelas, cortinas, portas, fios elétricos e paredes muito frias.

Cômoda

As cômodas para os quartos de bebês são um pouco diferentes, mais altas que as tradicionais, elas tem espaço para colocar o trocador em cima, assim fica confortável para quem for trocar a criança.

Ao escolher o móvel, dê preferência a gavetas que deslizem mais facilmente. Em cima da cômoda, além do trocador, você pode deixar os itens mais utilizados no momento da troca, como lenços umedecidos e pomadas, por exemplo.

Para organizá-los, adquira um kit higiene. (se você tem dúvida sobre o kit higiene, temos um conteúdo sobre esse assunto) CTA é o que está entre parênteses – hiperlink para BLOG 07. Além de útil e prático, ajuda a compor a decoração do ambiente.

Poltrona de amamentação

A amamentação do bebê é um momento de conexão mútua entre o bebê e a mamãe. A poltrona de amamentação deve ser confortável para ambos já que passarão muitos momentos prazerosos ali.

O mais recomendado é que ela possua apoio para braços e um pufe para apoiar os pés, o que ajuda no conforto e na circulação.

As cadeiras de balanço ajudam a ninar o bebê, induzindo-o ao sono.

Dica: Poltronas com tecidos impermeáveis, ou seja, que não absorvem líquidos são mais simples de serem limpas.

Iluminação

Luminárias com luzes mais quentes trazem sensação de aconchego. Posicione-a longe do berço, sob as mesinhas, por exemplo, são uma boa pedida. Procure organizar o quarto da forma que ele aproveite, ao máximo, a luz natural durante o dia.

Pintura e papel de parede

Escolha cores claras, como os tons pastéis, por exemplo. Cores mais fortes podem deixar o bebê agitado após o primeiro mês quando ele aprende a fixar o olhar.

Diferente da pintura comum, o papel de parede traz um charme único para o quarto, podendo acompanhar toda a decoração escolhida!

Elementos para deixar o quarto mais acolhedor

Além dos móveis essenciais, alguns itens deixam o ambiente mais aconchegante, estimulam o crescimento e ajudam na fase do desenvolvimento:

  • Físico – mostra emoção agitando as mãos e as pernas. Alcança objetos, eleva o peitoral, rola e senta com apoio.
  • Cognitivo – reconhecimento se é algo é familiar. Procura algo caiu e imita as ações.
  • Social e emocional – provoca risos e barulhinhos, grita de felicidade, sorri para outros bebês e seu próprio reflexo.

Dentre os elementos podemos destacar:

  • Móbile – já é clássico no quarto do bebê. Atualmente existem diversos modelos, para todos os gostos. Além de distrair o pequeno, ele o ajuda a pegar no sono – alguns tocam música!
  • Tapete – O tapete traz aconchego para o ambiente, além de ser confortável para o bebê brincar quando ele começa a engatinhar, por exemplo. Procure um modelo antialérgico e que possua antiderrapantes.
  • Cortina – Além de ser um item decorativo, a cortina tem a função de climatizar o ambiente, regular a temperatura e a luminosidade do quarto. Você terá duas opções: apostar em um modelo neutro e atemporal, que combine com o restante da decoração, ou mergulhar de vez no tema, escolhendo uma cortina com as mesmas cores e estampas do restante do enxoval.

Se bem organizado, é possível fazer uma decoração incrível no quarto do seu bebê.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn