Quarto Montessoriano

Entenda o que é um quarto Montessoriano e seus diferenciais

A abordagem montessoriana, foi desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori. Esta abordagem criada há mais de 100 anos, revolucionou a educação, propondo uma forma de ensino que preza pela autonomia, desenvolvimento e liberdade da criança.

Mas o que é o quarto montessoriano?

O quarto montessoriano tem o objetivo de oferecer um local com móveis e objetos projetados para a criança na altura de seus olhos, permitindo que ela possa ter autonomia, explorando o espaço e auxiliando no seu desenvolvimento.

O método, chamado de “Casa dei Bambini” (Casa das Crianças), foi criado em 1907 com o intuito de trazer novas maneiras de ensino, mas adaptadas ao mundo infantil.

Criadora da técnica, Maria acreditava que, dessa forma, a criança se desenvolveria melhor, criando sua própria independência e senso crítico. Entre outras características, ela pontua a responsabilidade dos objetos do cômodo, além do aprendizado diário com as pequenas tarefas.

Quais as principais características do quarto montessoriano?

Ao montar um quarto montessoriano para o seu bebê, alguns aspectos deverão ser considerados:

  • Cama montessoriana: um dos móveis mais importantes do cômodo na composição montessoriana, a cama é versátil e fácil de encontrar. Ela deverá ficar na altura ou próxima do chão, assim a criança pode se deitar ou levantar facilmente. Muitas camas vêm em formato de casinha ou mesmo de cabana.
  • Prateleiras e nichos: os brinquedos, roupas, entre outros objetos também deverão estar na altura da criança, assim, ela mesma fará suas escolhas.

Obs.: faça um rodízio com as peças de roupas, deixando algumas opções expostas para a criança escolher no dia a dia.

  • Leitura: Esse estímulo é grande no método montessoriano, sendo assim, colocar almofadas ou puffs próximas às prateleiras pode ser um incentivo para a criança.
  • Tapete: o tapete ajuda na delimitação do espaço da criança, nas quedas e também no conforto quando brincar, deitar ou ler, por exemplo.
  • Espelho: apesar de não ser obrigatório, o espelho tem feito sucesso nos quartos montessorianos. Ao se ver, o bebê poderá desenvolver mais consciência corporal. Um item que tem sido colocado junto a ele é a barra. Ela ajudará o bebê a se movimentar, estimulando os primeiros passos e ajudando no equilíbrio.

Quais as vantagens de montar um quarto montessoriano?

Diferente do quarto comum, o quarto montessoriano traz alguns diferenciais:

  1. Autonomia: desde o nascimento, o bebê já aprende a se movimentar pelo ambiente.
  2. Liberdade: com tudo ao alcance das mãos, a criança tem liberdade para explorar todo o quarto e cada objeto.
  3. Curiosidade: exatamente por ter mais autonomia e liberdade, naturalmente a curiosidade da criança será ativada, passando a analisar melhor o ambiente.
  4. Interatividade: a metodologia Montessori defende o toque e a interação diária na vida da criança, ou seja, a interatividade é essencial.

Até que idade é indicado um quarto montessoriano?

O método montessoriano foi planejado para crianças até os doze anos. Mas cada criança tem seu próprio jeito de ser, possuindo uma particularidade, ou seja, é preciso observar como ela irá se manifestar com os anos, mudando elementos do quarto quando for necessário.

Agora que você conheceu melhor a abordagem, o que achou?

Pretende manter a organização tradicional do quarto do seu bebê ou partirá para o método montessoriano?

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn