32 Semanas de Gestação

32° semana de gestação: como o bebê está se desenvolvendo?

Você chegou a 32° semana de gestação e seu bebê tem o tamanho de um coco verde! Agora ele já fica com os olhos abertos, movendo-se em direção a luzes fora da barriga!

É provável que o bebê meça mais de 40 centímetros, da cabeça aos pés, pesando quase dois quilos. Até nascer ele ganhará uma média de 200 gramas de peso por semana.

Apesar de ainda não ter controle total sobre as suas mãos, ele já consegue segurar o cordão umbilical e puxar os cabelos quando os encontra.

O vérnix está cobrindo toda a sua pele. Essa camada, branca, é uma gordura natural de proteção que o bebê carrega no corpo após o nascimento.

Nesta fase os bebês costumam se colocar de cabeça para baixo – posição que favorece o parto.

O corpo da mãe na 32° semana de gestação.

Agora a mamãe pode ganhar cerca de 500 gramas por semana, até o nascimento do bebê. O cansaço aumenta, portanto descansar o máximo que conseguir, é prioridade.

O bebê, geralmente, adormece durante o dia e torna-se mais ativo quando a mamãe descansa.  O que acaba influenciando nas noites de sono, além de levantar várias vezes para ir ao banheiro.

Beber bastante líquido auxilia a diminuir os inchaços das pernas e dos pés.

Contrações de Braxton Hicks

Nessa fase você poderá sentir as contrações de Braxton Hicks, as famosas falsas contrações ou contrações de treinamento. Significa que o corpo está se preparando para as contrações do parto que acontecerão em breve.

E os sinais?

  • Sensação de aperto na barriga e costas;
  • Endurecimento da barriga;
  • Falta de ar momentâneo.

É seguro ter relações sexuais com 32 semanas de gestação?

Sim é seguro! A relação sexual não incomoda nem prejudica o bebê, o saco amniótico e a musculatura uterina o protegem. Estudos mostram que as mulheres que permanecem sexualmente ativas durante a gestação são menos propensas a sofrer partos prematuros.

Como você está se sentindo nessa fase final? Conte nos comentários!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn