Nono mês de gestação

Nono mês de gestação: chegou a hora!

Ebaaa! Último mês de gestação! Como você está se sentindo? Se a sua resposta é medo ou ansiedade, está tudo normal, esse é o sentimento da maioria mamães, principalmente as de primeira viagem.

O líquido amniótico agora apresenta seu volume máximo, cerca de um litro. As dores de encaixe podem levar o bebê à sua posição final de nascimento.

O bebê está quase pronto para nascer, é hora de terminar de amadurecer os pulmões para respirar sem problemas quando nascer. Ele já pode ouvir, sentir, tocar e ver. Seu sistema imunológico começa a se desenvolver, há um aumento de anticorpos recebidos através da placenta.

O fígado do neném está mais ativo, armazenando maiores quantidades de ferro. A inclusão de feijão, beterraba e espinafre na alimentação, é essencial.

Os sinais do parto são cada vez mais visíveis. Agora, as frequências das contrações de Braxton Hicks aumentarão.  A partir dessa semana, o lanugo que envolvia todo seu corpo começa a cair.

O que fazer no último mês de gestação

Prepare a casa para a chegada do bebê. Planeje as visitas à maternidade e em casa, é normal o cansaço após o nascimento do bebê, então planeje quem vai vê-los e em quais horários.

A partir da 38ª semana de gestação, o obstetra pode pedir o exame cardiotocografia, visando analisar a frequência cardíaca do bebê.

Licença maternidade

A licença por maternidade pode começar 30 dias antes do parto, prolongando-se por um período total de 120 a 150 dias.

Como está sendo a reta final para você? Muita ansiedade? Deixe seu comentário.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn